INVERSOR IBÉRICO



DESTINADO TANTO AL INVERSOR ESPAÑOL EN PORTUGAL COMO AO INVESTIDOR PORTUGUÊS EM ESPANHA

13/01/2014

NOVAS MEDIDAS LABORAIS EM ESPANHA


O Real Decreto 16/2013, de 20 de Dezembro, tem por objecto favorecer a contratação de trabalhadores, e entre as medidas mais relevantes podemos salientar:

1.- Flexibilização do contrato de trabalho a tempo parcial;

2.- O período experimental para contratos de trabalho a termo que não ultrapassem 6 meses não poderá ser superior a um mês, salvo se o convénio dispor de outra maneira. Por outra lado, o regime de parentalidade interromperá agora o período experimental; 

3.- A contribuição para a Segurança Social dos contratos a termo a tempo parcial, na parte em que diz respeito ao desemprego baixa de 9,3% para 8,3%; 

4.- E, conforme foi referido pelo Governo espanhol, com o fim de melhorar a sustentabilidade da Segurança Social, temos também o alargamento da base de incidência que inclui agora o pagamento de cheque-restaurante, a entrega de acções ou quotas aos trabalhadores, seguro médico ou contribuições a planos de reforma. 

10/01/2014

MADEIRA’S INTERNATIONAL BUSINESS CENTRE REGIME EXTENDED

Portugal’s State aid scheme for Madeira was scheduled to finish at the end of 2013. This meant that companies incorporated after 2013 would no longer qualify for the island’s International Business Centre (IBC). However, following the European Commission’s decision to extend the authorization, companies incorporated in Madeira until June 30, 2014 can still obtain a license to operate in the IBC.